Trauma: você sabe o que é?
- Clara Naschpitz
- 3 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de mai.
O trauma não está em um evento externo, mas em como esse evento "toca" uma pessoa, ultrapassando sua capacidade de tolerar de maneira saudável uma determinada situação.
Acontece de forma inesperada: rápido demais, intenso demais, cedo demais, quando o indivíduo se percebe impotente e envolto de sensação de medo e sentindo sua integridade ameaçada. Nesse momento, a paralisação (a nível de sistema nervoso) se torna sua resposta de defesa natural.
Assim, a pessoa, sem muitas vezes perceber, desenvolve um estado emocional e fisiológico desregulado e, sem buscar ajuda, pode ficar fixada naquela situação ao longo da vida. Ela pode desenvolver dificuldades no sono, na atenção, na digestão, na capacidade de relaxar e só notar consequências através de sintomas físicos ou em seus padrões de comportamento.
Pode também cultivar relacionamentos disfuncionais, ter baixa auto-estima, compulsões, ansiedade, depressão, estresse e dores crônicas, estando em um contínuo estado de alerta e/ou em desconexão, sem energia.
O trauma pode ocorrer através de um evento especifico ou mesmo por situações repetitivas no decorrer do desenvolvimento ou da vida. Relacionamentos tóxicos, acidentes, procedimentos médicos, situações de desastres, perdas, violência física ou emocional e abuso são alguns exemplos.
Ao longo do desenvolvimento, traumas podem ser desencadeados através de relações conturbadas, abusos físicos e/ou psicológicos, negligência, abandono e outras situações em que a pessoa se sinta impotente, insegura e amedrontada, sem conseguir se defender e elaborar aquela situação.

As experiências traumáticas são muito mais comuns do que imaginamos, na verdade elas são inerentes à vida. O problema, portanto, mais do que o acontecimento, é a pessoa não encontrar recursos para lidar com seus efeitos e se reconstruir.
Felizmente existe terapia! Ela é uma ferramenta potente e segura de autoconhecimento, em que podemos fazer contato com o que sentimos de maneira mais fortalecida e acolhedora. Ela nos traz à consciência coisas que nem sequer nos dávamos conta, identificando, nomeando e nos possibilitando transformar.
A Experiência Somática é uma abordagem terapêutica naturalista, com base na fenomenologia, psicobiologia e neurociência para o trabalho específico com trauma. Esse método terapêutico ajuda o cliente a perceber sua fisiologia e integrar a sensação física, o sentimento, a razão, e todos os aspectos que constituem a pessoa. Todos esses pontos devem ser considerados, buscando a saúde integral e permitindo a capacidade natural do próprio corpo de se autorregular.
Clara Naschpitz é psicóloga clínica com formação especializada em Gestalt Terapia pela PUC-Rio e terapeuta em Experiência Somática pela Associação Brasileira do Trauma. Atende adultos online e presencialmente em Niterói, com foco em questões relacionadas a ansiedade, trauma e relacionamentos.



