
Quem é CLARA?
Amante da natureza, de diferentes culturas, alimentação saudável e práticas corporais, cultivo em minha prática clínica uma troca acolhedora e respeitosa, partindo da compreensão de saúde integral.
Acredito que o reconhecimento e a integração das próprias potencialidades é a peça fundamental no contexto clínico e, consequentemente, na transformação em um mundo mais harmonioso.
Meu compromisso ético é contribuir para que mais pessoas se (re)conheçam, se acolham e vivam não só o seu melhor lado, mas integrem todas as suas partes. Que elas sejam cada vez mais conscientes de suas próprias decisões e coerentes com seu projeto de vida.
QUALIFICAÇÃO profissional
Psicóloga clínica com anos de experiência, sou pós graduada em Neuropsicologia, em Gestalt-Terapia pela PUC-RIO, e também formada no método de Experiência Somática (Somatic Experiencing®) pela Associação Brasileira do Trauma. Esta última é uma abordagem com base na neurociência para trabalho com trauma e estresse crônico (mais informações no blog).
​
Hoje, além de atuar na clínica particular, sou assistente nos módulos do curso de formação em Experiência Somática e trabalho na Associação Fluminense de Amparo aos Cegos - AFAC. Nessa instituição, além dos atendimentos presenciais individuais, participo de um projeto em grupo junto ao de estágio de psicologia da UFF (Universidade Federal Fluminense).
Minha trajetória permeou principalmente o tema das experiências traumáticas, ansiedade e suas reverberações no corpo e nas relações. Nesse percurso, explorei e aprofundei a importância e descoberta dos recursos internos e externos para lidar com o trauma, o transformando, na verdade, em caminho para encontro com aquilo que há de mais valioso dentro de si.
​​
​
​
Durante a graduação, também atuei no campo da oncologia e da reabilitação com crianças, o que me despertou para temas ligados a traumas de desenvolvimento e a realização da minha primeira formação na prática clínica, Sintonizando com Crianças (baseado no método de Experiência Somática). Essa trajetória contribuiu ainda mais para o trabalho com adultos com ansiedade que viveram situações de estresse intenso em sua infância ou ao longo do desenvolvimento.
​​​​
​​
​
​




%2002_48_38_c4628bd6.jpg)